Fundo de Maneio & Banco

Fundo de maneio

*No lançamento de caixa/banco temos de verificar apenas a conta de custos/despesas, uma vez que o fundo será de maneio – transferir – se – à o saldo para a contabilidade pelo contabilista no final de cada mês.

 *O fundo de maneio em nenhum momento deve ser superior a 10% das receitas diárias da empresa.


MOVIMENTAÇÃO DAS DIPONIBILIDADES DA EMPRESA (CAIXA & BANCO)

    O princípio das contas do activo é que debitam pelo saldo inicial aumento e creditam pelas diminuições. As contas do passivo creditam pelo saldo inicial aumento e debitam pelas diminuições. As contas do capital são iguais as do passivo. As de custos como do activo. As contas de receitas são iguais as do capital (creditam pelo saldo inicial aumento e debitam pelas diminuições.

    As contas 1 - 5 são contas de balanço, de 6-7 de Demonstração de resultados.

PARTIDAS DOBRADAS

A contabilidade das empresas deve seguir o método de partidas dobradas, isto é, Débito = Crédito. se o total dos débitos não for igual aos créditos no balancete, o facto deve ser objecto de reconciliação imediata e respectiva correção contabilística através do estorno. O lançamento de Diários auxiliares como Caixa e Banco é facultativo, porém, recomendado.  

Após vários lançamentos nos diários auxiliares (caixa e banco), no final do mês, procede-se a transferência do saldo da caixa para o Diário Geral (Journal Voucher). Também transferiremos os saldos das contas e não todas as movimentações diárias de cada conta para o Diário Geral, desde que tenhamos os diários auxiliares para efeitos de auditorias. Far – se – à o mesmo procedimento com o banco no final de cada mês.

        *Queira notar: Enquanto estiver - se a fazer lançamentos nos diários auxiliares de caixa e banco, não seguiremos o método de partidas dobradas - simplismente iremos lançar os custos e/despesas e os recebimentos.