Processo de importação

06/04/2011 10:48

 

DOCUMENTO ÚNICO 1

      Quando começamos a negociar com o fornecedor um certo produto ou produtos, asseveramos – lhe da existência de fundos para o resgate da dívida – esta garantia é dada pelo banco do sacado.

      Depois, é vez do fornecedor enviar dentro das condições acordadas, as mercadorias; até aqui não efectua – se nenhum pagamento.

      O banco do sacador irá enviar os processos de importação que logo chegarão com a mercadoria em causa, após efectuar – se a recepção e desalfandegação das mercadorias, proceder – se – à a entrega dos documentos de importação ao banco do sacado afim de transferir o montante em dívida para a conta do fornecedor.

**************************************************************************************

            Adaptado por: Esmeldo Micas A. Nhabanga

Maputo, aos 31/08/2010                                                     

DOCUMENTO ÚNICO 2

      Durante o processo de importação as mercadorias serão acompanhadas pelos processos respectivos. Nesta altura, o despachante aduaneiro procederá a desalfandegação das mesmas.

       Os direitos aduaneiros são a taxa incidente sobre cada produto de acordo com a pauta aduaneira.

       Após o pagamento destas taxas caso sejam vários produtos, ira também ser pago o IVA em vigor no país que incide sobre o valor total da factura.

      Daí consideram – se produtos nacionais, passando – se portanto os Documentos Únicos como prova de cumprimento das alíneas anteriores.

       Após a recepção dos processos de importação e do DU entregaremos esses documentos ao banco para procedermos a liquidação dos mesmos.

**************************************************************************************

            Adaptado por: Esmeldo Micas A. Nhabanga

Maputo, aos 31/08/2010           

*******************************************************************************                                                

   1. Na importação pode se efectuar pagamento pela factura pró - forma mas com uma garantia solicitada pelo banco de que irão enviar as facturas originais no prazo máximo de três (3) meses. Logo depois de recebermos essas facturas devemos enviar para o banco para autenticação, quer dizer, facturas e todo processo de importação (este processo de desalfandegação é tratado pelo despachante aduaneiro).
   2. Se for pagamento antecipado requer – se a entrega de factura simulada e carta de compromisso para pagamento de impostos no território nacional assim que as mercadorias estiverem a disposição do sujeito passivo. Deste modo irá preencher – se um modelo facultado pelo banco para pagamentos antecipados.
   3.Quem solicita facturas para pagamentos é o banco na hora de pedido ao fornecedor .
   4. A condição de transferência de valores para o estrangeiro é o pagamento da factura por lei (Factura legal de acordo com o 1º ponto).

 

ADAPTADO POR: ESMELDO MICAS NHABANGA

TÉCNICO PROF. DE CONTABILIDADE GERAL & FINANCEIRA.

2010/SETEMBRO.