Capex

01/11/2010 17:14

 

Capex

CAPEX, capex, ou gastos em capital (capital expenditures) são despesas que produzem benefícios ao longo de um período futuro longo (superior a um ano). O capex ocorre quando uma empresa compra activos (imobilizados) ou investe em activos já existentes que possuam uma vida útil superior ao exercício em que ocorre a compra ou investimento.

O capex é usado pela empresa para adquirir ou melhorar activos físicos tais como instalações, equipamento, veículos e outro tipo de activos que possuem vidas e usos que não se esgotam no exercício em que são adquiridos e que, portanto, estão sujeitos a um reconhecimento do respectivo custo ao longo de vários exercícios, por meio de amortizações.

A diferença entre uma despesa que é classificada como capex e uma despesa normal é, portanto, o facto da totalidade da despesa normal ser reconhecida no mesmo exercício em que ocorre, ao passo que os gastos de capital são reconhecidos ao longo de diversos exercícios, mesmo que sejam pagos totalmente no exercício em que ocorrem.

 

Relevância para o Cash Flow

A importância de apurar o capex de um exercício (e de cruzeiro) vem de que, exceptuando casos de financiamento de longo prazo, a saída de dinheiro respeitante ao capex ocorre no exercício em que se incorre no dito, não obstante o seu custo ser reconhecido apenas parcialmente nesse exercício e o restante ser reconhecido nos seguintes, via amortizações.

Logo, torna-se numa rúbrica importante do mapa de cash flow(em actividades de investimento) e influencia sobremaneira a capacidade da empresa de gerar dinheiro para outras aplicações (por exemplo, para remunerar o accionista), afectando fortemente o cash flow livre(free cash flow) gerado pela empresa.