Custos/Industrial

Orçamento

É a elaboração de planos a longo e a curto prazo, relativas as actividades futuras em termos monetários e unitários. Orçamentação consiste em reunir e coordenar todas informações referentes a uma organização num plano de acção baseado num desempenho passado e orientado por um juízo racional de factores susceptíveis de incidir sobre o rumo do negócio futuro.

O orçamento serve de padrão, contra o qual será medido o desempenho dos produtos, das secções, do pessoal e da empresa em geral.

 

Princípios básicos de um orçamento

1)      Estabelecer as metas e os objectivos da empresa;

2)      Formular planos para alcançar as metas e os objectivos preconizados; e

3)      Elaborar orçamentos destinados a demonstrar o eventual impacto financeiros planos acima mencionados.

Funções dos orçamentos

·         Onde vamos?

·         Como iremos lá chegar?

·         Quando prevemos chegar?

·         Onde estamos agora e que rumo tomamos daqui em diante?

A planificação requer um empenho consciente de dirigir a empresa rumo as metas fixadas para o futuro, de maneiras que as metas possam ser alcançadas com a maior eficiência.

Coordenação

            Afim de a empresa conseguir alcançar os seus objectivos, a gestão deve coordenar as actividades de produção, marketing e finanças. O orçamento serve de viatura através da qual as competências das diversas áreas da organização são reunidas e consolidadas num plano de acção comum.

 

Comunicação

            Todas as secções da empresa devem ser informadas dos objectivos, planos de política, e resultados da empresa.

Motivação

            Normalmente os empregados produzem os melhores resultados se haver uma forma de motivação. Se os empregados estiverem directamente envolvidos na elaboração do orçamento, então será proveitoso. Se a gestão obrigar os empregados a aceitar o orçamento, os resultados podem ser nefastos.

Controlo

            O orçamento não é um sistema de controlo, antes porém, um mecanismo de apoio ao controlo. A planificação e coordenação constituem factores importantes para um controlo eficaz. O controlo é composto de procedimentos considerados necessários para alcançar a execução do orçamento após a sua compilação.

Vantagens dos Orçamentos

A orçamentação coordena todos projectos;

Um orçamento realista motiva os empregados a alcançarem os objectivos orçamentares;